domingo, 30 de junho de 2013

Emmi & Leo: A sétima onda - Alle Sieben Wellen - Daniel Glattauer (resenha e promoção)

Emmi & Leo: A sétima onda
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma das Letras
Ano Edição: 2013
Número Edição: 1
Páginas: 167
Compre aqui:
*Cultura*Saraiva*Submarino

Acredito que a apreciação de um livro está intrinsecamente ligada ao estado de espírito do leitor.
Já aconteceu de eu detestar livros que pessoas com forte similaridade de gosto tenham amado e o contrário.
Já aconteceu de eu amar um livro e na releitura ficar com aquela cara de 'pastel' me perguntando do que exatamente eu tinha gostado.
Com isso em mente, sempre ao iniciar uma resenha, revelo um pouco das minhas expectativas e algum dado relevante do meu estado de espírito. Entendendo o leitor, se entente seus argumentos.
Há um ano, li @mor (resenha aqui), que é o início da aventura de Emmi & Leo, quando cheguei a última página gritava por dentro de expectativa pela continuação.
Passado um ano, minha ansiedade não se alterou e o anúncio do lançamento da continuidade foi um alívio.
As blogueiras amigas foram recebendo, lendo e eu nada, muitos comentários negativos de gente decepcionada com o desfecho.
Quando meu exemplar finalmente chegou, eu estava em uma semana chave da vida.
Minha nomeação de convocação de vaga para psicóloga de Biguaçu tinha recém saído e minha irmã caçula nos presenteou com a bela Júlia.
Apesar do pouquíssimo tempo para ler, fui me adiantando lentamente na história, mas só consegui terminá-la uma semana depois de começar.
Para quem desconhece o enredo dessa deliciosa narrativa de amor virtual, vai uma 'palhinha'.
No primeiro livro, Emmi manda um e-mail a uma revista reclamando de seu atendimento e esse e-mail caí na caixa do desconhecido Leo.
Anunciada a confusão, desculpas aceitas, passa-se meses e Emmi manda um e-mail coletivo de boas festas de final de ano que novamente cai na caixa do Leo.
Com muito bom humor, espiritualidade e competência, a dupla passa a se corresponder por e-mail.
Com milhares de afinidades um sentimento mais profundo cresce entre eles, o que complica a realidade de cada um.
Emmi é casada e Leo tem suas aventuras, mas está num momento pós-decepção amorosa.
Passamos o livro com a esperança de um encontro presencial entre eles, até que o marido de Emmi intervém, ao mesmo tempo que Emmi recua nessa possibilidade, levando Leo a uma atitude drástica (quem o condenaria?).
Em Emmi & Leo, Emmi insiste em enviar e-mails a caixa de Leo, mesmo tendo sempre como resposta um e-mail automático de 'mudança de endereço eletrônico'.
Emmi é casada, tem dois filhos que assumiu para si, mas sua solidão é transposta por essa estranha atração intelectual, ela nunca viu Leo.
Tudo se passa pelo viés do intelecto e do imaginário, tanto para ela, quanto para ele.
Já se passou quase dois anos da última troca de e-mails e somente a mensagem automática responde Emmi, mesmo assim, ela ainda insiste eventualmente em escrever.
Leo retorna a pátria e passa a responder Emmi novamente.
Ele passou esse período em Boston, onde conheceu uma linda e apaixonante jovem, Pâmela.
De volta ao lar e com planos de uma união, essa é a realidade de Leo.
No entanto, ele não consegue se livrar do vício, da compulsão, de trocar e-mails com Emmi.
O romance deles está mais maduro e mais complicado que nunca.
Leo reserva essa peculiaridade de sua vida de Pâmela  mesmo com sua chegada, ele continua a trocar ideias com Emmi.
Tudo no campo da amizade virtual, do platonismo.
Até que resolve participar Pâmela de sua amizade, algo que desestrutura sua realidade e ameaça seu enlace. 
Mantendo o ritmo do primeiro volume, Daniel nos transporta por uma história que continuamos a conhecer por correspondência.
Tudo a que temos acesso são as trocas de e-mail do casal, como bons voyeur's cometemos a indecência de ler a correspondência alheia que foi transporta em forma de um livro.
Adorei!
Gostei do desfecho, não achei Emmi chata, considerei suas atitudes condizentes a sua realidade que só é revelada ao final do livro.
Um livro que merece nossa atenção e que não decepciona.
Vocês não leu nem o primeiro?
Não fique triste!
Sobrou um exemplar da capa anterior aqui em casa e vou sortear entre vocês!
Boa sorte.


a Rafflecopter giveaway

12 comentários:

Janaina Barreto disse...

Oi, Denise!
Olha, eu queria ter terminado essa leitura mais satisfeita, sabe? Não aguentei a publicação da suma e foi logo lendo a edição de Portugal num e-book mesmo e no celular ainda mais! haha
Não posso dizer que não entendo os dois, mas também não posso dizer que os entendo totalmente... Eu xinguei muito lendo esse livro, muito mesmo! Enquanto "@mor" foi só amor, "A sétima onda" me deixou fervendo de raiva. rs Mas, assim, gostei do desfecho, tá? Não gostei foi da lenga-lenga até chegar ao fim... Enfim, opiniões! Mesmo assim, Leo e Emmi me deixaram muitas saudades. ♥

Beijão!

Julia Bueno disse...

Fiquei curiosa sobre @mor quando lançou ano passado só não comprei porque sou pobre mas acho que isso de vai num vai não me faz bem pra alma essa coisa de ele não responde ela eu sou capaz de cortar os pulsos por causa desses dois já to vendo mas a história parece ser bonitinha dessas gostosas de ler sem compromisso.

Ana Carolina Vivan disse...

OI, Dê

Ainda não li esse autor, mas amei a ideia do livro e que muito ganhar.

Aldinha disse...

Louquinha para ganhar e caso não aconteça, vou comprar. Louquinha para ler!

Bjs

Isabela disse...

Adorei o primeiro livro,estou louca para devorar o segundo, a resenha só me deixa mais anciosa! bjss

Jaqueline disse...

Me interessei principalmente por @mor, quero muito ler. Quero os dois aliás, se não ganhar a promoção vou comprar *o*
Bjssss

AmandaG. disse...

Concordo com você: "Entendendo o leitor, se entente seus argumentos.". Eu já li várias resenhas de @mor e a cada resenha lida ficava com mais vontade de ter o livro. Eu queria poder ver detalhes desta história e criar minha própria opinião sobre o livro, já que eu só tinha a visão dos resenhistas dos blogs. Ainda não tinha lido nenhuma resenha de "Emmi e Leo", o que me deixou mais tensa em relação a história. Mas enfim, até não ler o segundo livro, prefiro ficar com a sua visão de que o desfecho da história foi bom.

Claudia Alves disse...

Adorei sua resenha. Mas me parece que o livro não é tão cativante, mas só eu lendo pra saber, né?

Beatriz Caroline disse...

A cada resenha que eu leio sinto mais vontade de ler esse livro, mas é realmente o que você disse, já me surpreendi várias vezes com livros que todo mundo dizia ser maravilhosa e eu não via tudo isso ou eu mesma me decepcionar com a continuação de algum outro, mas isso é questão de gosto. Estou curiosíssima para ler os dois e ver se irei concordar com você! Parabéns pela resenha

Débora Menezes disse...

Li @mor e terminei a leitura imaginando o que poderia rolar dessa curiosíssima relação... Sua resenha me deixou ansiosa para saber desse desfecho!

Vanilda disse...

Eu gostei muito de @mor, muito mais do que eu imaginava, porque li sem muita expectativa. Fiquei com o coração na mão com aquele final e não vejo a hora de ler a continuação. Que bom que não te decepcionou!

Lilian Gabriella disse...

Achei a resenha muito boa. Parece ser um livro levinho, bom de ler no final de semana. Quero ler o 1 e o 2, já vi muitos comentários sobre esse livro e fiquei muito curiosa.

Postar um comentário

Comentários preconceituosos e desrespeitosos serão ignorados. Manifeste sua opinião com educação. =)