domingo, 14 de novembro de 2010

Bilionários por acaso


Bilionários por acaso: Uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição.
Editora: Intrínseca
  • Autor: BEN MEZRICH
  • Ano: 2010
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 232

Livro que deu origem ao aguardadíssimo filme A rede, com estréia prevista para o início de dezembro.
Neste livro, Ben Mezrich narra a construção do Facebook, isso, através do relato de algumas das pessoas que estavam no contexto.
Claro que ele cria a história sob ponto de vista dos envolvidos, ele não estava presente, portanto não podemos nos guiar pela fidedignidade das informações.
O principal personagem, criador e idealizador, Mark Zuckerberg não concedeu entrevista... ele é também o grande pivô do enredo.. assim... fica a critério do leitor aceitar os detalhes ou não.. ahhh e acompanhar a posição da justiça americana.
O livro é narrado em terceira pessoa, alternando os pontos de vista... 
Bilionários por acaso conta a história da derrocada dos valores humanos, conta como o dinheiro e a fama corrompem amizades.
Eduardo Saverin, brasileiro, estudante de Harvard, faz amizade com o estranho nerd Mark, ambos não possuiam visibilidade alguma na universidade, eram completamente ignorados.
Mark é um gênio, indíscutivelmente um gênio, e passa a chamar a atenção a partir de uma criação que quase gerou sua expulsão da universidade.
Ele simplesmente baixa o álbum de fotos dos alunos da universidade e faz um tipo de blog com pontuação para elas.
Além de enfurecer a administração da universidade ele também chama a atenção dos gêmios atletas Tyler e Cameron Winklevoss, que tinham uma idéia de criar uma rede social para Harvard e precisavam de um programador.
Tal idéia foi apresentada a Eduardo, que aceitou injetar dinheiro na criação do projeto, visto o potencial que ele tinha.
Assim o autor relata a excepcional popularidade do Facebook, a mudança que gera na vida de seus criadores e o emaranhado de atitudes nada autruístas que fazem em prol do lucro e da fama.
Bilionários por acaso é um livro para entender a revolução da internet e seu potencial, mas ao meu ver só isso.
Achei o livro cansativo e decepcionante, esperava mais sexo e traição como o título sugeria, mas não encontrei.

5 comentários:

Leituras Fantásticas disse...

Ahh! Eu gostei desse livro! Adorei meeeesmo! Mas é aquela coisa né, cada um tem a sua opinião e gosto! E é muito bom isso, podemos aprender com as opiniões do outros!

Mag disse...

bahh, to louca pra ler esse livro.... saiu filme e td né? =]

Angélica Roz disse...

Legal!! \O/
Adorei conhecer o seu blog! Apareça no meu tb... Tem várias promoções rolando.
Bjss

Victor disse...

Eu vi a fiscal no ENEM lendo esse livro e fui com a minha amiga na livraria e o vimos esposto tbm. Ficamos impressionados com o subtítulo. Como sexo e traicao tem a ver com Facebook ? Como você mesma disse, eles exageraram com esses termos na sinopse. Fiquei meio na dúvida sobre o que se tratava, pensando ser um livro técnico. Sua resenha ajudou bastante.Parece interessante, já que a rede é muito conhecida e tem toda uma história por trás - além da adaptacao, que nao sabia -, mas, mesmo assim, nao é meu tipo de livro =/

Beijos,

Victor

Denise Ayres disse...

eu quase abandonei esse livro, Victor.... mas várias pessoas gostaram.

bju

Postar um comentário

Comentários preconceituosos e desrespeitosos serão ignorados. Manifeste sua opinião com educação. =)